A Comissão Organizadora da Noite da Medicina decidiu manter a sua vertente solidária, associando-se, este ano, à Entre Idades.

A Entre Idades é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, de apoio ao idoso e à sua família, em situação de carência económica, e para quem desenvolve um quadro de serviços diversificado, desde os cuidados de saúde e de conforto, aos de apoio social e capacitação.

Esta instituição surgiu do desejo e da profunda convicção de que a ação primordial, do grupo de trabalho que lhe é inerente, deveria incidir nas terceiras e quartas idades, mas tendo por base uma abordagem intergeracional. O nome Entre Idades materializa aquilo que o grupo acredita ser a base para um envelhecimento ativo, saudável, participativo, bem-sucedido e feliz – o trabalho em rede. Desta forma, através de uma sociedade participativa e inclusa, criam-se os pilares para que a generalização de boas práticas no envelhecimento seja uma realidade à escala local e nacional, contribuindo para a verdadeira inclusão social dos mais velhos.

A Entre Idades tem como missão a solidariedade social orientada para o apoio à pessoa idosa numa perspetiva holística, humanizada e de qualidade. O objetivo major é proporcionar o melhor da vida após os 65 anos, através da melhoria da qualidade de vida e da promoção do bem-estar, de forma ajustada, a cada pessoa idosa.

A Entre Idades constitui-se por 3 valências que embora distintas, agem de um modo interligado e, dentro delas, 8 Respostas Sociais:

  • Entre Idades Social – reúne as estruturas de apoio social e os projetos específicos de intervenção social na área do envelhecimento.
  • Entre Idades Clínica – reúne as estruturas de apoio e intervenção clínica especializadas para a população idosa. Baseia-se numa visão holística (nas dimensões física, cognitiva, emocional e social) e dispõe de uma equipa multidisciplinar, especializada nos problemas de saúde que surgem nesta faixa etária.
  • Entre Idades Acontece - engloba as áreas cultural, informativa, de convívio e de realização de atividades, orientadas para a população idosa, respetivas famílias, cuidadores, profissionais e sociedade em geral.

A Entre Idades tem vindo a crescer, o trabalho a aumentar, e as respostas da instituição têm chegado a cada vez mais utentes. E o sonho tornado realidade revela-se pleno de sentido a cada sorriso, a cada abraço, a cada palavra de genuíno agradecimento. A Entre Idades nasce do sonho de um grupo de amigos, mas é uma aventura onde todos podem embarcar e fazer algo em prol das pessoas idosas…

Nós juntámo-nos a esta iniciativa, e tu? De que estás à espera para sonhar connosco?